www.mensa.org.br

O que é a Mensa



O QUE É A MENSA


A Mensa é uma sociedade formada por pessoas de alto QI. Foi fundada em 1946 na Inglaterra e é hoje internacionalmente conhecida, com cerca de 100.000 membros em mais de 100 países. A idéia original era, e ainda é, criar uma sociedade apolítica e livre de distinções raciais ou religiosas, com o objetivo de fomentar a inteligência e promover o convívio com pessoas intelectualmente estimulantes. Para filiar-se à Mensa, a única exigência é ter um QI na faixa dos 2% superiores da população, comprovado por testes aplicados pela própria Mensa, ou reconhecidos por ela.
Mais informações sobre a admissão



OBJETIVOS DA MENSA


Identificar e cultivar a inteligência para o benefício da Humanidade, proporcionar um ambiente social e intelectualmente estimulante para seus membros e encorajar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência.



BENEFÍCIOS DE FILIAR-SE À MENSA


Uma das maiores vantagens é a possibilidade de interação (real e virtual) com pessoas intelectualmente estimulantes. A forma como as conversas e discussões sobre temas diversos fluem é sempre interessante, tanto para teorias complexas e assuntos sérios, como para temas cotidianos ou brincadeiras. A Mensa conta com uma grande variedade de pessoas com interesses diversos, o que enriquece muito o contato pessoal e até mesmo pode funcionar como rede de contatos profissionais.

Amizade e socialização


Encontros freqüentes e contatos via internet são organizados em níveis local e nacional. Todos os associados têm acesso livre ao cadastro de membros, através do site e podem fazer buscas por localização, idade, profissão e outros critérios, o que facilita muito o contato. Isso possibilita encontros informais entre membros com interesses similares, bastando buscar no cadastro e organizar o encontro. Também através do site pode-se acessar o jornal da Mensa Internacional, com periodicidade mensal, além de diversas outras informações sobre a associação.
Existem Grupos de Interesse Especial (chamados SIGs, Special Interest Groups) sobre assuntos os mais variados, desde científicos até os mais leves, como história em quadrinhos, por exemplo. Para fazer parte da maioria dos SIGs é necessário ser associado. Há também listas de discussão, através das quais debatem-se assuntos diversos, uma comunidade brasileira no Orkut e uma internacional no Facebook, com acesso restrito aos associados.

Contatos em viagens


A Mensa é verdadeiramente uma organização internacional, além de possuir associados em muitos Estados Brasileiros, e membros no mundo todo podem ajudá-lo com o itinerário e acomodações quando você viajar, através do SIGHT (Service of International Guidance and Hospitality to Travellers). Não há melhor maneira de se viajar, conhecer o mundo e conhecer novas pessoas do que através da rede mundial de membros da Mensa.

Annual Gathering


Uma vez por ano a Mensa Brasil realiza um encontro nacional, evento restrito aos associados e convidados. É uma excelente oportunidade para conhecer pessoas com características semelhantes às suas, e ampliar sua rede de contatos pessoais ou profissionais. Nos AGs há uma ampla e convidativa programação de palestras e eventos sociais.

Aproveite o estímulo intelectual que a sociedade promove. Você verá que os benefícios da filiação são numerosos.
© 2003, mensa brasil todos direitos reservados
créditos