[Nasce a bolsa Lucas Stanquevisch]

Você sabia que a Mensa Education and Research Foundation é uma organização filantrópica que viabiliza um programa de bolsas para associados à Mensa do mundo inteiro?

Inspirados na Mensa Foundation, nós da diretoria executiva da Associação Mensa Brasil, biênio 2018/2019, temos a satisfação de anunciar o nascimento da Bolsa Lucas Stanquevisch de iniciativa e criatividade para os nossos associados.

A Bolsa Lucas Stanquevisch foi a forma que encontramos de homenagear a existência de nosso associado e amigo Lucas Stanquevisch (1988-2018), que tão cedo nos deixou, mas cuja vida foi e é inspiradora para aqueles que o conheceram. Lucas vive em nós e pretendemos que continue a ser lembrado a partir do primeiro trabalho filantrópico realizado por nossa associação para nossos associados.

A Bolsa surge também como forma de comemorarmos o número recentemente atingido de mais de quinhentos associados ativos. Por conta desta marca, a Mensa Brasil passa a ter direito a voto no International Board of Directors (IBD).
Bolsa Lucas Stanquevisch
VIABILIZANDO A BOLSA LUCAS STANQUEVISCH:
A primeira edição da Revista Mensa Brasil mal foi lançada e se revelou um tremendo sucesso! Em 27 de maio, ela já tinha sido lida 6.838 vezes por 2.521 leitores!

Empresas variadas aventaram a possibilidade de anunciar seus serviços em nossa revista. Pensamos: ainda que a Associação Mensa Brasil não tenha fins lucrativos, poderíamos converter este interesse de anunciar na revista em algo que:

1. Beneficie os associados.
2. Faça a diferença no mundo (mote da Mensa desde sua fundação).

Dito isso, a partir da próxima edição, cujo tema principal será IDEIAS E AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR (o prazo para envio de textos é até esta sexta, 1º de junho), nossa publicação passará a aceitar cotas de patrocínio. O valor destas cotas será integralmente convertido para a Bolsa Lucas Stanquevisch. Após quatro edições, ou seja, um ano de publicação, a diretoria da Associação Mensa Brasil anunciará o valor disponível para os candidatos à bolsa.

SOBRE A BOLSA E SEUS CRITÉRIOS:
Dado que a bolsa leva o nome de Lucas Stanquevisch, não faria sentido limitá-la a projetos acadêmicos. Criamos uma bolsa que contempla projetos originais, inovadores, criativos. Propostas que façam jus à pessoa especial que Lucas foi em vida.

Os associados candidatos à bolsa podem ser desde aqueles que precisam viabilizar a participação em um curso, um congresso, até os que precisam de ajuda de custo para realizar uma viagem, uma aventura. Patrocinar um livro, ou um projeto. Que precisam de um pontapé inicial para um produto. Caberá ao associado candidato convencer a comissão julgadora da importância de sua empreitada, elaborando um projeto.

Podem concorrer à Bolsa Lucas Stanquevisch os mensans que estejam em dia com a associação há pelo menos um ano, contando a partir da data de lançamento da Revista Mensa Brasil número 2 (que se dará entre 20 e 30 de junho de 2018). Os concorrentes para a Bolsa Lucas Stanquevisch poderão aplicar seus projetos a partir do mês de junho de 2019, em edital interno que será aberto ano que vem.

A comissão de pré-seleção é a diretoria executiva da Associação Mensa Brasil. Por conseguinte, membros de diretoria não podem concorrer, assim como seus cônjuges ou parentes de primeiro grau que eventualmente façam parte da associação.

Os projetos serão submetidos a um filtro inicial por parte da diretoria executiva, que selecionará aqueles que têm potencial de serem úteis à sociedade, que é o propósito mais destacado da Mensa. Em seguida, os projetos elegíveis serão submetidos a uma votação final entre os associados ativos.

Importante ressaltar que a Associação Mensa Brasil se reserva ao direito de não selecionar um ganhador, caso entenda que não houve projeto meritório na etapa de pré-seleção. Neste caso, o valor da bolsa fica acumulado para o ano seguinte.

O bolsista selecionado deverá apresentar, em prazo acordado entre o selecionado e a diretoria, comprovantes que justifiquem o uso do dinheiro doado no projeto vencedor. Caso o dinheiro não seja inteiramente usado, deverá ser devolvido para a Associação, e será aplicado para a bolsa do ano seguinte.

DAS CONTRAPARTIDAS:
A bolsa Lucas Stanquevisch é restrita a associados da Mensa Brasil, mas a contrapartida do selecionado é para o mundo.

O bolsista se compromete a participar de evento ou projeto aberto ao público, de modo a partilhar os resultados de sua empreitada. O evento será organizado pela Associação Mensa Brasil em data conveniente para o selecionado e a associação, no período de até 18 meses após a concessão da bolsa. A natureza do evento será de comum acordo entre a diretoria da Associação e o selecionado, levando em conta as características singulares do projeto selecionado.

Lembramos ainda que as particularidades do processo e seleção serão estabelecidos em edital a ser divulgado em 2019. Aguardamos a participação de todos os mensans na divulgação, fomento e utilização da Bolsa Lucas Stanquevisch!

Conteúdos relacionados :